Jornal Diário Catarinense elogia saúde da Capital

Em oito anos o número de médicos aumentou em mais de 130 por cento em Florianópolis. 

O jornal Diário Catarinense publicou na edição do dia 29 de setembro uma matéria comparando o tempo de espera por uma consulta médica através do SUS com a ofertada pelos Planos de Saúde Privados. Foram feitos levantamentos nas cidades de Florianópolis, Joinville e Chapecó.  A conclusão obtida foi que no Sistema Único de Saúde o atendimento acontece até cinco vezes mais rápido.

O que disse o DC

Para fazer um check up, as unidades de saúde de Santa Catarina atendem mais rápido pela consulta do que o plano de saúde, cuja espera pode demorar 76 dias, conforme pesquisa feita pelo Diário Catarinense. Os pacientes aguardam em média 15 dias pela consulta com o médico da família ou clínico geral.

Segundo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, desde 2010, 173 médicos deixaram as unidades de saúde. No mesmo período, foram contratados 216 profissionais. No total, são 349 médicos (*). De acordo com a secretaria, por especialidade, o atendimento demora entre uma semana e 15 dias.

Usuários avaliam o funcionamento das unidades de saúde

Com base nos relatos de pacientes, em Santa Catarina é possível conseguir consulta com o médico da família ou clínico em geral em cerca de 15 dias nos centros de saúde deFlorianópolis, Joinville e Chapecó. Como a maioria prefere o agendamento presencial, a reportagem visitou unidades de saúde nos três municípios para saber dos usuários como funciona o sistema.

Moradora do Bairro Ingleses, em Florianópolis, há três anos, a aposentada Elma Novaes é uma dos pacientes que preferem ser atendida no centro de saúde. Aos 84 anos, Elma faz consultas para tratar problemas respiratórios e artrites. Tem plano de saúde, mas prefere o posto. Ela avalia o atendimento como bom e diz que esperou no máximo 10 dias por uma consulta.

(*) Dado de 25/09/12 sujeito a alteração. Em 2004 a Secretaria da Saúde de Florianópolis contava com 148 médicos. ( Nota da ACS/SMS)

Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br

Deixe um comentário